Tempo Real

domingo, 13 de março de 2011

Clubes e TVs no cenário das incertezas

O futebol brasileiro está envolvido no maior imbróglio de todos os tempos. Um imbróglio futebolístico-televisivo sem precedentes. Fato que gera incertezas, muitas dúvidas e inseguranças. Quem transmitirá o Brasileirão no triênio 12/13/14? Eis a questão…

A Rede TV! foi a única a apresentar a proposta pelas três temporadas (516 milhões de reais por cada ano) e desta forma ganhou a licitação. Ganhou mas não levou pois, por decisão da própria emissora, o valor estipulado somente terá validade, desde que os vinte times do Clube dos 13 concordem por escrito com o documento, dentro do prazo de 60 dias.

Se partimos do pressuposto de que alguns clubes negociam de forma separada com outras emissoras de tv que não participaram da licitação, podemos concluir que a Rede TV! não terá como acertar com todos os times, consequentemente desistirá do processo.

Ao mesmo tempo Globo e Record conversam com os presidentes de clubes e uma vez confirmada a divisão, apenas um improvável acordo entre elas permitiria a transmissão de todos os jogos, sem o prejuízo para os torcedores dos confortáveis sofás.

Imaginemos que a Globo tenha Corinthians e Flamengo, por exemplo, e a Record fique com São Paulo e Atlético-MG. As duas emissoras deveriam chegar a um acordo para transmitir os duelos entre os times quando eles se cruzarem pelo Brasileirão. Um acordo Globo e Record? Será?

São Paulo, Atlético-MG, Internacional, Atlético-PR e Portuguesa, por enquanto seguem no Clube dos 13. Bahia, Sport, Goiás já admitem conversar com as emissoras. Guarani e Vitória estão indecisos.

Os outros dez clubes já negociam contratos separados com a Globo e a Record: Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba.

Os conflitos de interesses provocam muitas inseguranças dentro das emissoras nos campos publicitário e jurídico. Os executivos deste setores quebram a cabeça para traçar a melhor estratégia em meio ao cenário de incredulidade.

Outra confusão à vista vem aí. O Clube dos 13, além dos direitos de TV aberta, abriu licitação também dos direitos para TV fechada, pay-per view, internet e celular. Os resultados serão divulgados nos dias 23 e 24 de março.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos

Nenhum comentário:

Postar um comentário