
Os melhores tempos da semana em Barcelona apresentados por Kamui Kobayashi, da Sauber, e Pastor Maldonado, da Williams, fizeram o jogo de adivinhações sobre a Fórmula 1 em 2012 ficar confuso. Será que este seria o ano da recuperação das duas equipes? Porém, é preciso tomar cuidado ao analisar os resultados de pré-temporada, que nem sempre dizem muita coisa sobre o real potencial das escuderias.
Após terem sido realizados em Jerez no início de fevereiro, os testes chegaram à Barcelona, e as expectativas sobre os carros aumentou. Entretanto, como já aconteceu em outros anos na Fórmula 1, muitas vezes as classificações obtidas na pré-temporada são distorcidas por diversos fatores de dentro e fora das pistas.
Se forem levados totalmente a sério, os resultados de Barcelona indicariam para improváveis favoritismos de Sauber e Williams para a temporada, equipes que não terminaram nem entre as seis primeiras em 2011. Também no ano passado, na primeira semana de testes da pista catalã, os pilotos Felipe Massa, da Ferrari, e Nico Rosberg, da Mercedes, fizeram os melhores tempos. Porém, isso não se refletiu no campeonato, já que terminaram o ano como sexto e sétimo colocados, respectivamente. Além disso, os resultados mostravam Vitaly Petrov, da então equipe Renault, como uma zebra na frente de Sebastian Vettel, que sagrou-se bicampeão com a Red Bull.
Os próprios pilotos sabem que são muitos os fatores que fazem estes testes iniciais não refletirem tanto a realidade. O atual bicampeão Sebastian Vettel é um que afirma que há muito para acontecer até pensarem em resultados concretos. “Neste estágio que estamos com certeza não estamos pensando em resultados para o campeonato. Estamos tentando fazer o que fizemos no último ano, mas ainda há um longo caminho pela frente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário