Tempo Real

domingo, 13 de junho de 2010

Cadê o souvenir da Coca-Cola?

A Copa do Mundo de 2006 marcou uma interessante ação da Coca-Cola. A empresa, patrocinadora do torneio há décadas, criou uma maneira de "eternizar" sua marca dentro das casas de torcedores que iam aos jogos do Mundial na Alemanha. Você comprava o refrigerante no estádio e, com mais 1 euro, levava de brinde um copo plástico estilizado com a taça do Mundial.

Agora, em território africano, a Coca continua patrocinadora da Fifa, mas não vende o copo plástico para o torcedor. Na Alemanha, você via os torcedores saindo de campo carregando o copo nas mãos. Até hoje tenho, em casa, pelo menos três deles guardados.

Um patrocínio à Copa do Mundo exige uma estratégia global de marketing. A Coca, por exemplo, é a empresa que faz o "Tour da Taça" por todo o mundo. Propriedade concedida pela Fifa e adotada mundialmente pela empresa.

Será que não foi feito um estudo da venda dos copos estilizados da Coca durante o Mundial da Alemanha? Ou será que a empresa não sabe que o torneio é um evento em que a maior parte do público é formada por turistas de todo canto do mundo?

De fato foi uma comida de bola da Coca. E, desse jeito, vou ter de ir atrás de outro souvenir da Copa para levar de volta ao Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário