Já se falou muito por aqui da importância que a mídia tem para o desenvolvimento do esporte. Hoje, aqui na África do Sul, tivemos uma clara mostra de como a promoção da mídia pode ajudar a mobilizar as pessoas. Uma extensa campanha para que o torcedor mostrasse, nesta quarta-feira, sua torcida pelos Bafanas Bafanas tomou conta da mídia nos últimos dias.
As notícias de agora dão conta de que cerca de 190 mil pessoas foram às ruas para manifestar apoio à seleção. As emissoras de TV ficaram a tarde inteira com as imagens ao vivo da festa dos torcedores pelas ruas de Joanesburgo. No final das contas, o barulho das vuvuzelas e o trânsito caótico na cidade deram o tom de como foi a euforia do torcedor sul-africano.
Curiosamente, agora há pouco a empresa alemã de consultoria em marketing esportivo Sport+Mkt divulgou um estudo feito em 12 países para medir o grau de comprometimento da população na torcida pelo país durante a Copa do Mundo. O Brasil foi o vencedor da enquete, com 74% dos mil entrevistados dizendo que vão torcer pela seleção na África. Em segundo lugar ficaram os argentinos, com 73% de aprovação ao time nacional. E, apenas em terceiro, ficaram os sul-africanos, com 69% da população torcendo pela equipe Bafana Bafana. Os Estados Unidos, obviamente, ficaram em último lugar no ranking, com apenas 17% da torcida de seu país na Copa.
Agora, porém, com o torcedor sul-africano empurrado pela imprensa local, que decidiu "abraçar" a causa da Copa, parece que, pelo menos na torcida, a África do Sul deverá ser a líder do Mundial. A junção da mídia com as personalidades locais apoiando o time parece ser fatal para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário