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domingo, 4 de julho de 2010

3D amplia controle de informação da Fifa

A Copa do Mundo tem um dono. E, cada vez mais, esse dono faz questão de deixar isso bem claro. A Fifa obriga, atualmente, seus parceiros comerciais respeitarem o "naming right" do evento. Qualquer parceiro dela tem de dizer que patrocina a Copa do Mundo Fifa. Aos poucos, a entidade também vai forçando essa regra para as emissoras de TV, a principal financiadora do Mundial.

Com a tecnologia da transmissão em três dimensões, o poder da Fifa sobre o controle da informação será ainda maior. O alto custo para fazer a captação de imagens e sua posterior exibição faz com que apenas o "dono" do evento tenha capacidade de exibir a Copa em 3D.

Tive a oportunidade de assistir hoje a vitória alemã sobre a Argentina num cinema 3D montado no centro de imprensa em Joanesburgo. Imagens espetaculares, que nos leva a ver de uma nova maneira uma partida de futebol. Em alguns instantes, de fato parecia que éramos atores do jogo, não apenas espectadores. A chuva de papel picado do torcedor argentino na hora do hino nacional, foi a senha para entrar num momento nunca antes visto pela maiora das pessoas em transmissão esportiva.

A próxima Copa será disputada no Brasil. Ela deve consolidar o sistema em três dimensões para exibição de jogo, tal qual o Mundial da África do Sul consagrou a alta definição. Só que, ao que tudo indica, só conseguiremos ver as imagens que a Fifa quiser. E isso, para o futuro dos eventos esportivos, é um grande sinal de alerta.

Aos poucos, voltamos à era do controle da informação. O poder da grana se sobrepõe a tudo. E, com isso, a informação é cada vez mais vigiada e controlada. Para o torcedor, é uma maravilha poder assistir a um jogo com a tecnologia de três dimensões. Mas, em troca disso, temos cada vez menos acesso a informações "livres", desprovidas de qualquer manipulação.

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