O futebol brasileiro vai viver uma noite de muita emoção, noite para deixar os nervos à flor da pele. Pois que nesta- quarta-feira, simplesmente teremos o começo da decisão da Copa do Brasil (entre Santos e Vitória, na Vila Belmiro) e também o primeiro dos dois jogos para apontar o finalista brasileiro para o título da Libertadores da América, Inter ou São Paulo.
Começo pela Libertadores que, alías, teve na terça-feira o primeiro jogo da outra semifinal, com o mexicano Chivas não passando de um empate (1 a 1) diante do Universidad de Chile. O que dá vantagem aos chilenos que, que decidirão a vaga em casa.
Bem, por aqui, a tensão aumenta a cada minuto. Inter ou São Paulo?- eis a questão. Por jogar em seu estádio, ao lado de sua imensa torcida e por estar mostrando melhor futebol no momento, pode-se dizer que o Inter leva ligeira vantagem. Ligeira, eu diria, pois o tricolor tem time para que, nessas horas difíceis, o placar possa ser revertido. Por sinal, no ano passado, durante do Campeonato Brasileiro, o São Paulo vinha jogando mal, como agora, mas ao enfrentar o Inter, em Porto Alegre, começou uma reação que quase o levou ao tetracampeonato: começou perdendo, em poucos minutos, por 2 a 0, mas teve forças para reagir, empatar (2 a 2) e quase virar o jogo.
Em jogos desse tipo, o favoritismo, por um detalhe qualquer, fica só na teoria. Há quatro anos, por exemplo, quando era o campeão da Libertadores, o São Paulo enfrentou esse mesmo Inter no Morumbi, em busca do bicampeonato. E levava- como agora o faz o Inter- um ligeiro favoritismo. Ficou na teoria: o tricolor perdeu Josué (expulso) e os gaúchos ganharam o primeiro jogo (2 a 1), empatando depois em Porto Alegre (2 a 2), ficando com o título da Libertadores e no fim do ano, com o mundial..
Assim, em jogo desse tipo, quem ousa ser Nostradamus? Ou o polvo Paul?
NA VILA, OS ALEGRES MENINOS
A convocação para a Seleção Brasileira parece ter mudado o astral dos meninos da Vila. Na véspera do jogo, todos eles, em especial os convocados (Neymar. Robinho, Ganso e André) riam à toa, mesmo debaixo da forte chuva, pois que o sol já se abrira para eles na lista de Mano Menezes.
Em condições normais, com todo o respeito ao valente Vitória, o Santos é favorito. E muito favorito. E deve fazer força para confirmar essa tendência, pois que no jogo de volta, em Salvador, ah, nesse jogo tudo pode ser diferente, já que, no Barradão, o Vitória dificilmente é vencido.
E vale o título da Copa do Brasil. E uma vaga na Libertadores!
O MERCADO, MAIS AGITADO
Vamos entrar no mês derradeiro para compras e vendas de jogadores. Alguns bons negócios já saíram (Valdívia no Palmeiras, Ricardo Oliveira no São Paulo, André no Dínamo de Kiev, Diego Souza e Rever no Grêmio, Felipe no Vasco, etc.), mas vão saindo, mais, aos poucos: nesta terça-feira foi a vez de Washington sair do São Paulo para voltar ao Fluminense, enquanto o Flamengo a troca de um pentacampeão do mundo por outro, Kléberson por Gilberto Silva, além de anunciar Leandro Amaral.
Tenho a impressão de algum negócio de impacto está para ser anunciado, de compra ou venda, não por estes dias. Por agora, mais próxima está a contratação de Rivaldo- não aquele pentacampeão do Mundo-, o do Avaí, pelo Palmeiras. Felipão gostou de seu futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário