A pergunta, muitas vezes, é feita durante cursos, palestras e aulas que participo. Não tem resposta fechada, é claro. Afinal, hoje o Real Madrid talvez seja o clube mais bem gerenciado fora das quatro linhas e um desastre dentro delas. Já o Barcelona e o Manchester United, apontados como modelo de gestão dentro e fora do campo, possuem modelos completamente diferentes de gestão.
Um passo que vejo como essencial para a mudança de rumos na gestão do futebol é a profissionalização de quem trabalha dentro dos clubes. Não é preciso criar uma empresa para gerenciar um clube, desde que se implemente uma visão empresarial dentro dele, com o estabelecimento e cumprimento de metas.
Isso implica, necessariamente, na contratação de pessoas que estejam no mercado. Um exemplo recente é o do Figueirense, que contratou Nelson Galvão Junior para comandar seu departamento de marketing. Galvão era do marketing da Cimed, empresa farmacêutica. A visão de um profissional como ele é totalmente distinta daquela que permeia a maioria dos executivos de marketing dos clubes brasileiros.
Para entender um pouco mais do que se trata, leia a entrevista com Galvão Junior, publicada sexta-feira na Máquina do Esporte.
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