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sábado, 10 de abril de 2010

A incrível valorização da Hypermarcas pelo futebol

A Hypermarcas vai anunciar na manhã deste sábado um patrocínio de R$ 4 milhões para o São Paulo até a final do Campeonato Paulista (correndo o risco de ver a exposição na marca acabando após os dois jogos contra o Santos). O valor é absurdamente alto, sem dúvida. Assim como já tinham sido absurdos os R$ 38,5 milhões pagos ao Corinthians para ter o direito de expor quatro marcas na camisa.

O caso mostra duas coisas. O primeiro, e óbvio, é o de que o São Paulo conseguiu um negocião. Poderá jogar só três partidas e ganhar uma nota alta. Se for à final do Paulista, fará cinco jogos com as marcas em seu uniforme.

O segundo, e mais emblemático, é o quanto esse negócio representa para a Hypermarcas. E o quanto a exposição na camisa de um time de futebol pode ser valiosa para gerar outros negócios.

Na manhã desta sexta-feira, a empresa fez lançamento de ações na bolsa de valores. Captou R$ 1.232.616.000,00 de investidores estrangeiros, fundos de investimento, pessoas físicas, etc. Sim, você não leu errado. Ao valor de R$ 21 cada ação, a Hypermarcas captou mais de R$ 1 bilhão do mercado, que serão reinvestidos na própria empresa.

A exposição dada pelo futebol ajuda nesse processo. Quanto mais a empresa estiver em evidência, mais ela consegue ser lembrada e, assim, é mais valiosa. Em 2009, a Medial Saúde deixou o patrocínio do Corinthians, mas concluiu a venda da empresa para a Amil. Em 2010, a Hypermarcas capitalizou-se em mais de R$ 1 bilhão. Sob essa ótica, investir menos de R$ 50 milhões no patrocínio esportivo, mesmo sem cuidar tanto da ativação dessa propriedade, parece muito pouco...

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