Tempo Real

domingo, 18 de março de 2012

Italianos criticam "problema" Massa: "só há uma Ferrari"




A imprensa italiana não perdoou Felipe Massa após a abertura da temporada 2012 da Fórmula 1, neste domingo, no Grande Prêmio da Austrália. O jornal La Stampa, um dos principais generalistas da Itália, analisou que "só há uma Ferrari" atualmente nas pistas - a do espanhol Fernando Alonso - e indicou o brasileiro como o principal problema da equipe de Maranello.

A análise foi publicada no site do diário nesta manhã em uma coluna assinada por Stefano Mancini, que escreveu: "Alonso dos milagres, que leva a Ferrari ao quinto posto ao final de um fim de semana no qual o box do Cavallino era no limite do desespero. Se fosse por Massa, a F2012 concluiria nas últimas posições".
Neste domingo, o espanhol terminou na quinta posição em Melbourne, enquanto que Massa abandonou na 47ª das 58 voltas da etapa devido a um acidente com Bruno Senna, que segundo o diário acabou sendo "uma liberação porque excluiu a tempo" o brasileiro da ordem de chegada. O piloto da Williams tentava tomar a 13ª posição do ferrarista no momento do toque que encerrou mais cedo a prova de ambos.
Ressaltando que Alonso "recuperou oito posições" na comparação com sua largada na 12ª posição, o jornal cobrou melhorias da equipe italiana no qualificatório, classificado como "o segundo problema mais grave da Ferrari depois de Massa". O brasileiro também havia sofrido no treino que definiu o grid no sábado, obtendo o 16º lugar.
Ainda na Itália, o jornal esportivo Corriere dello Sport foi outro a criticar Massa, analisando que ele está "em crise". O paulista, 30 anos, foi vice-campeão mundial em 2008, mas não voltou a vencer corridas desde então. Ele está na Ferrari desde 2006 e vive um ano decisivo já que seu contrato se expira ao fim desta temporada.
Espanhóis celebram "milagre" de Alonso e atacam "medíocre" Massa
Na imprensa espanhola, a avaliação foi próxima à divulgada pelo diário La Stampa. O jornal El País, um dos maiores generalistas da Espanha, apontou que Alonso "realizou uma corrida excepcional" enquanto que Massa "se perdia no meio do pelotão dando uma mostra mais de sua mediocridade".
Assim como Alonso, que ganhou quatro posições na primeira volta, o brasileiro também havia largado bem na Austrália, obtendo imediatamente seis lugares. A partir da décima volta, contudo, Massa começou a perder rendimento e via rádio reclamou ao time sobre o desgaste nos pneus.
O diário esportivo As, de Madri, também celebrou o bicampeão mundial, dizendo que ele "impressionou" em Melbourne. "Recordamos que Fernando saía em 12º. Sem palavras", escreveu a publicação.
O concorrente Marca concordou ao destacar o "outro milagre" de Alonso. Sobre Massa, o jornal lembrou que o piloto estava em 14º quando abandonou, mostrando que esse é o verdadeiro "nível atual do carro" da Ferrari. Na verdade, o brasileiro era o 13º ao disputar posição com Bruno Senna e se retirar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário