Tempo Real

sábado, 10 de março de 2012

Renato, do Flamengo, passará por cirurgia no coração neste sábado




O cardiologista do Flamengo, Serafim Borges, anunciou nesta sexta-feira que Renato Abreu poderá continuar normalmente com sua carreira no futebol. Porém, terá antes de passar por uma cirurgia para corrigir a causa da arritmia detectada em teste de rotina realizado na última segunda-feira. A intervenção será feita na manhã desta sábado, na Clínica São Vicente, na Gávea. Nesta sexta, o jogador teve outra boa notícia, o nascimento de sua terceira filha, em São Paulo.

De acordo com Borges, a "ablação", nome do procedimento que será realizado, não afetará artérias o que fará com que entre sete e 10 dias o jogador, após fazer novo teste de esforço e monitoramento da frequência cardíaca por 24h, possa voltar a treinar. A cirurgia é feita com a introdução de um catéter pela virilha. Com auxílio de um estudo eletro-fisiológico feito por computador, o instrumento cauterizará o foco da arritmia. Não há necessidade de anestesia geral, apenas sedação. Borges informou que já realizou este procedimento duas vezes em sua vida.

"Ele continua a jogar com certeza. Foi avaliado, a gente faz isso periodicamente, estava na época dele renovar sua carteira de saúde e apresentou uma arritmia. Fizemos outros exames, temos necessidade de fazer uma intervenção, e logo ele estará de volta. Em um passado não muito distante, essa arritmia afastava os atletas. Hoje, com a evolução da medicina, temos recursos para fazer uma intervenção, interromper essa arritmia e fazer com que o atleta volte", explicou Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário