Cristiano Ronaldo foi, durante muito tempo, injustamente acusado de fazer mais marketing do que de fato jogar bola. Não que ser um marqueteiro seja ruim, como já expliquei aqui. Mas, sem dúvida, prometer algo que não é talvez fosse um problema do atacante português há alguns anos.
Na Copa do Mundo passada, Cristiano Ronaldo teve de aguentar a torcida alemã vaiando-o durante boa parte dos jogos. Brutalmente caçado nas oitavas-de-final contra a Holanda, jogou o restante da Copa baleado, e foi bem. Mas, mesmo assim, foi considerado "marqueteiro", "mascarado", um "falso craque".
Hoje, na Inglaterra, Ronaldo foi a estrela da apresentação do projeto da Nike para 2010, ano de Copa do Mundo. No dia em que a empresa anuncia ter se tornado a número 1 do futebol, batendo a até então soberana Adidas (leia como acabou o reinado de 60 anos da marca alemã aqui), Cristiano Ronaldo deu um show a parte de marketing em entrevista para cerca de 300 jornalistas na cidade de Londres.
"Graças a minha chuteira consigo ser tão rápido", brincou o jogador português em meio às perguntas sobre seu estilo de jogo, enfatizando o motivo para estar presente ao evento (entre outras coisas, a Nike reuniu a imprensa de todo o mundo para apresentar a Mercurial Vapor que será usada pelos atletas patrocinados na Copa da África do Sul).
Esquivando-se de perguntas mais "complexas", como o caso envolvendo Terry e Bridge, Ronaldo ainda soube não causar quaisquer rusgas com declarações polêmicas.
"O que acha de José Mourinho?", perguntou em português, um compatriota da imprensa, que não tinha sido selecionado para responder às poucas perguntas abertas à imprensa.
"É muito bom. É português, então é muito bom", respondeu o jogador, que em seguida justificou a chance de ser multado se não comparecesse ao treino do Real Madrid no dia seguinte para a pressa em ir embora.
E, por fim, a resposta mais emblemática, sobre seu estilo de jogo, feita pelo mestre de cerimônias do evento.
"Para mim, futebol é entretenimento. Eu jogo para proporcionar entretenimento às pessoas. Então eu sempre penso em fazer algo bonito".
De fato, Cristiano Ronaldo esteve em Londres presente num show. Mas a cada dia que passa, ele mostra saber dominar ainda mais o show que virou o futebol. Seja jogando para a torcida ou para a imprensa, o português demonstra estar afinado para sair sempre bem de uma dividida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário