A "hypermarcas" que se transformou o uniforme do Corinthians rendeu ao clube o patrocínio recorde de uma camisa no Brasil e, também, um outro dado interessante. Apenas no acordo com o grupo Hypermarcas, o clube paulista conseguiu ter mais patrocinadores estampados na camisa do que o Manchester United em toda a sua história.
O clube inglês, que a partir de agosto jogará com a marca AON na camisa, só teve até hoje três patrocinadores de camisa. Sim, você não leu errado. Entre 1982 e 2000, a empresa de eletrônicos japonesa Sharp estampou sua marca no uniforme vermelho. Depois, foi a vez de a Vodafone, de telefonia celular, patrocinar o clube, que nos últimos anos teve a instituição financeira AIG na camisa. Dela, o Manchester recebe cerca de 21 milhões de euros ao ano. Com a AON, o valor vai ficar ainda maior: 23,25 milhões anuais.
A distância econômica, cada vez menor, entre Europa e Brasil, justifica parte dessa diferença entre os aportes que os dois clubes conseguem. Só que há também uma explicação técnica para essa diferença. O Manchester vende, ao patrocinador, uma exposição limpa da marca. Não há disputa com outras empresas pelo reconhecimento e associação do logotipo da empresa. No caso do Corinthians, serão ao menos seis logotipos diferentes estampados apenas na camisa. Os quatro da Hypermarcas, o da Nike e o símbolo do clube.
É muito bom o Corinthians bater recorde de arrecadação com o patrocínio em sua camisa. Mas, para o futuro do patrocínio nos uniformes de futebol, esse modelo pode estar com os dias contados. Não só pela poluição visual que causa, mas por exigência dos próprios patrocinadores.
Por Erich Beting
Nenhum comentário:
Postar um comentário